Honda e Sony criam joint venture e planejam lançar 3 novos carros elétricos

0
61
Honda e Sony criam joint venture e planejam lançar 3 novos carros elétricos
Foto: Sony

Honda e Sony se unem e agora planejam lançar 3 novos carros elétricos ainda nesta década. A joint venture formada foca na direção autônoma

A joint venture automotiva entre a Honda e Sony, chamada de Sony Honda Mobility, foi fundada em 2020 com a missão de construir veículos elétricos com tecnologia avançada de direção autônoma. Agora, há novas informações sobre quando os primeiros carros elétricos da empresa chegarão às ruas.

Modelos da Honda e Sony entregam 245 cavalos de potência

Além do sedã elétrico Afeela, previsto anteriormente para ser lançado em 2025, a Sony Honda Mobility lançará um SUV em 2027 e um modelo compacto mais barato em 2028 ou um pouco mais tarde, de acordo com dados da mídia. Todos os três carros elétricos serão montados na mesma plataforma.

O modelo compacto da joint venture supostamente compartilhará componentes com os carros elétricos desenvolvidos internamente pela Honda para que os preços continuem baixos. Contudo, não se sabe se ele contará com componentes do carro desenvolvido em parceria com a GM. A empresa acabou de exibir o conceito Saloon na CES, que antecipa um modelo de produção que chegará em 2026.

Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre o SUV e outros carros elétricos da Sony Honda Mobility. A Sony mostrou anteriormente o conceito Vision-S 02, que previa a aparência de um modelo deste tipo. Ele compartilhava uma linguagem de design com o sedan, mas com uma altura maior e uma traseira diferente.

Veja Também:  Volkswagen planeja desenvolver carros elétricos em parceria com a Mahindra

O sedan da marca Afeela utiliza motores elétricos dianteiros e traseiros, cada um com 245 cavalos de potência. O modelo também utiliza uma bateria de íons de lítio de 91,0 kWh. As vendas nos Estados Unidos devem começar no início de 2026.

Será possível jogar Fortnite com os novos carros elétricos da marca

A Sony Honda Mobility está equipando seus carros elétricos com várias tecnologias. O sedã elétrico da Afeela contará com 45 sensores, incluindo Lidar e oito câmeras.

Os chips da Qualcomm supostamente forneceriam a capacidade de processamento para suportar a condução autônoma de nível 3, o que significa que uma pessoa ainda precisaria assumir o controle em alguns momentos. O sedan conta com um exterior discreto e estilo suave. No interior, há uma tela que cobre quase todo o painel. 

A Sony tem planos de fornecer acesso ao seu enorme império de mídia para que os consumidores possam assistir a filmes como Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ou jogar Fortnite nessa tela. O motorista contará com um volante do tipo manche.

A Honda construirá alguns desses carros elétricos em Ohio (EUA), de acordo com o site Quartz. Devido à localização, os veículos poderão utilizar baterias provenientes da fábrica da Honda e da joint venture da LG no estado.

Saiba mais sobre o novo modelo da Sony Honda Mobility

Montado em rodas de 21 polegadas com pneus 245/40 R21 na dianteira e 275/35 R22 na traseira, o Afeela EV oferece suspensão de ar combinada com uma configuração de braço duplo na dianteira e uma multi-link na traseira.

Veja Também:  Os Benefícios Ambientais dos Carros Elétricos

O modelo de aparência futurista conta com 4.915 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.460 mm de altura, com uma generosa distância entre-eixos de 3 mil mm. Isso o torna ligeiramente mais curto, entretanto mais estreito e mais alto do que um Tesla Model S.

A empresa Sony Honda Mobility abrirá pedidos para seus carros elétricos no próximo ano, quando a produção está programada para começar. As entregas aos clientes na América do Norte estão previstas para o começo de 2026. Enquanto isso, é possível saciar um pouco da ansiedade dirigindo o Afeela EV no Gran Turismo 7, que virá com uma futura atualização neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui