Volkswagen planeja desenvolver carros elétricos em parceria com a Mahindra

0
692
Volkswagen planeja desenvolver carros elétricos em parceria com a Mahindra
Foto: InsideEVs Brasil

Volkswagen fecha parceria inédita com a indiana Mahindra e agora focará no desenvolvimento de novos carros elétricos

A Volkswagen e a Mahindra assinaram recentemente o primeiro acordo de fornecimento da arquitetura MEB para a plataforma INGLO desenvolvida pela marca indiana para sua linha de carros elétricos.

De acordo com o que explica o comunicado oficial, o acordo entre a Volkswagen e Mahindra abrange o fornecimento de componentes específicos para a produção de carros elétricos, assim como células de baterias. E tudo isso representa apenas o começo de uma colaboração que pode ser expandida para outros pontos.

Contrato da Volkswagen e Mahindra prevê volume de 50 GWh em baterias

A parceria representa um marco para a Volkswagen, visto que a Mahindra será o primeiro parceiro externo a utilizar o conceito de célula unificada, o elemento central da estratégia de baterias da marca alemã. Na parte das baterias, o contrato entre as empresas prevê um volume total de aproximadamente 50 GWh.

A Índia está em processo de aceleração da transição para a mobilidade elétrica e a estratégia da Mahindra é expandir o espaço em seu mercado doméstico. Para que isso seja possível, tem planos de lançar cinco SUVs totalmente elétricos na Índia baseados em sua nova plataforma elétrica INGLO, a partir de dezembro deste ano.

Atualmente, a Índia é o terceiro maior mercado de veículos do mundo, contando com mais de 5 milhões de novos modelos apenas em 2023. Com o forte incentivo do governo local e extensos investimentos privados, a eletrificação do setor de carros de passeio deve ganhar impulso significativo nos próximos anos.

Veja Também:  Explorando Novas Fronteiras: A Ambiciosa Busca da Stellantis por Energia Geotérmica para Impulsionar o mercado de Carros Elétricos

A potência asiática está se movendo em diversas frentes para atrair investimentos estrangeiros e impulsionar a transição energética. Nesse ponto, já foram iniciadas conversas com Alemanha, Reino Unido e Coreia do Sul com foco em buscar vários parceiros tecnológicos. É importante destacar que a Tesla também estuda uma possível giga fábrica por lá, onde marcas como Ford, Suzuki e MG estão presentes.

Diferenciais do acordo entre Volkswagen e Mahindra

Um aspecto importante desse acordo é que a Mahindra se tornará a primeira montadora de carros elétricos não pertencente ao grupo Volkswagen a utilizar o conceito de célula unificada mencionada anteriormente.

Esta célula padroniza os módulos de bateria em várias plataformas de veículos. Essa padronização não apenas simplifica os processos de produção, mas também possibilita maior escalabilidade e flexibilidade na produção. De acordo com a Volkswagen, esse conceito de célula unificada, que usa uma célula prismática, reduzirá os custos das baterias em até 50%.

Além disso, o design padronizado, que será usado em até 80% de todos os elétricos do grupo VW até 2030, melhora a eficiência na montagem, reduzindo os tempos de produção.  A célula unificada também está preparada para tecnologia de estado sólido, que a Volkswagen estima estar pronta para veículos de produção até o final desta década.

VW e Mahindra possuem parceria há alguns anos

A colaboração entre a Volkswagen e a Mahindra teve início em 2022 e está se ampliando com a assinatura deste novo acordo. É importante destacar que a Mahindra, no mesmo ano, anunciou 5 SUVs elétricos com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, em um esforço onde a marca atua na transição de uma linha de modelos em boa parte obsoletos para novos carros elétricos na Índia.

Veja Também:  Com modelos de última geração da JAC, Caoa Chery e BYD, listamos os 10 carros elétricos mais baratos disponíveis no Brasil em agosto de 2023

Em um comunicado oficial na época, a gigante indiana revelou sua linha Inglo EV com nada menos que 5 SUVs elétricos a serem lançados nos próximos anos, todos eles com base na plataforma modular MEB adquirida do Grupo Volkswagen.Com esse movimento, a Mahindra planejava mostrar uma nova visão de futuro com foco na eletrificação. Na verdade, a empresa indiana é o segundo cliente da MEB, depois da Ford, que produziu carros elétricos com base nessa arquitetura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui