Nova Bateria LFP 2.0 de carros elétricos da Tesla e CATL promete mudar o cenário global 

0
145
Nova Bateria LFP 2.0 de carros elétricos da Tesla e CATL promete mudar o cenário global
Foto: Nissan Club

CATL e Tesla se unem para lançar uma nova bateria para carros elétricos. Chamada de LFP 2.0, o componente chegará ao mercado já em 2024

A CATL, maior fabricante de baterias do mundo e fornecedora da BMW, Mercedes-Benz e Tesla, desenvolveu uma nova bateria, chamada de LFP 2.0. Este componente é capaz de recarregar 80% de sua capacidade em apenas 10 minutos, tornando o carregamento quase tão rápido quanto reabastecer um carro a combustão.

Importância da nova bateria LFP 2.0 no mercado

Isso mudaria completamente a aceitação dos carros elétricos. O melhor é que isso não é apenas mais uma descoberta de laboratório de uma Startup desconhecida e essa nova bateria da Tesla e CATL será entregue a alguns fabricantes em 2024, no entanto, a maneira como esse avanço tecnológico foi alcançado pode surpreendê-lo, visto que não é por meio de uma nova química de bateria, mas sim de uma melhoria única na tecnologia LFP bem conhecida e comprovada.

A nova bateria foi introduzida sob o slogan: bateria LFP redefinida, focando em eliminar algumas preocupações significativas sobre o carregamento e a segurança. As células de fosfato de ferro e lítio já ganharam enorme popularidade para carros elétricos. Sua durabilidade significativamente maior, custo reduzido e segurança, a tornaram uma escolha atraente para compradores informados e grandes fabricantes de automóveis em todo o mundo. Se comparada com outras baterias, suas propriedades resistentes ao fogo tornam as células LFP uma excelente opção.

Veja Também:  Honda e Sony criam joint venture e planejam lançar 3 novos carros elétricos

Com a atualização mais recente da CATL para a LFP 2.0, a empresa visa eliminar algumas preocupações importantes sobre estas células para tornar os carros elétricos uma alternativa viável e econômica. A nova bateria da Tesla e CATL é chamada, também, de Shenxing e conta com propriedades de carregamento super rápido para química LFP mais segura e acessível, o que eventualmente deve levar à adoção em massa de carros elétricos.

Vantagens da nova bateria LFP 2.0 da Tesla e CATL

A maioria dos carros elétricos hoje usa baterias de íon de lítio com níquel manganês e cobalto, as chamadas células NMC. Estas células oferecem um carregamento ultra rápido com a maior densidade de energia de até 270 w por kg. No entanto, elas enfrentam alguns desafios importantes a superar.

O níquel e o cobalto são principalmente extraídos em regiões geopoliticamente sensíveis como Rússia e Congo. As sanções contra a Rússia, combinadas com problemas ambientais na mineração e preocupações sobre práticas trabalhistas no Congo, levaram a indústria a buscar alternativas. Além disso, as baterias NMC possuem uma vida útil limitada de 1000 a 2000 ciclos, também significa que, após 10 anos ou, aproximadamente 42.336 km, vão para 80% de sua capacidade inicial.

É por este e vários outros motivos que os principais fabricantes de carros elétricos, como a Tesla, estão migrando para a tecnologia LFP. As baterias LFP usam química de ferro e fosfato e oferecem várias vantagens sobre as células NMC. A maior vantagem desta nova bateria da CATL para os proprietários é sua durabilidade e alta estabilidade de ciclo.

Veja Também:  Carro Elétrico Infantil surge como união de diversão e aprendizado em grande estilo

Quem serão os primeiros a aderirem a nova bateria?

A nova bateria é única porque é a primeira LFP do mundo com capacidades de carregamento de 4C, ou seja, o componente tem uma velocidade de carregamento quatro vezes maior que sua capacidade, o que significa que uma bateria LFP de 100 kWh pode, teoricamente, ser carregada a 400 kW. A esse ritmo uma carga completa da nova bateria da CATL e Tesla levaria apenas 15 minutos.

O sucesso foi alcançado melhorando três fatores críticos de uma maneira genial e a CATL se refere à sua melhoria como a tecnologia isotrópica, isto é, uma propriedade não depende da direção. Portanto, se os Íons de lítio forem incorporados ao grafite de forma isotrópica, os íons podem entrar na estrutura a partir de qualquer direção espacial.

O primeiro cliente do pacote de bateria da CATL foi o fabricante chinês Geely, que deu aos seu Zeekr 001 uma Incrível autonomia de mais de 1000 km. A nova bateria Shengxing já está sendo produzida em massa e os primeiros fabricantes de carros elétricos a receberem essa nova bateria serão fabricantes chineses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui