Fiat poderá produzir carros elétricos de marca chinesa em breve

0
191
Fiat poderá produzir carros elétricos de marca chinesa em breve
Foto: LeapMotor T03/Divulgação

Leapmotor poderá chegar ao mercado de carros elétricos da Europa em breve. A chinesa produzirá seus carros na fábrica da Fiat

Em outubro passado, a Stellantis, dona de marcas como Fiat, Peugeot, Renault e outras, assinou um acordo de cooperação com a montadora chinesa Leapmotor. O grupo automotivo tem planos de apoiar o lançamento dos carros elétricos da marca chinesa na Europa e, agora, há sinais de que isso pode se tornar realidade.

Leapmotor pode trazer carros elétricos ao mercado europeu em 2026

O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirma que o grupo considera a produção de carros elétricos da Leapmotor na fábrica principal da Fiat em Turim-Mirafiori. Segundo boatos da mídia italiana, Tavares afirma que, se houver uma oportunidade, isso se tornará algo concreto, visto que faria sentido do ponto de vista econômico, então, é claro que a Stellantis produziria carros elétricos da chinesa na fábrica da Fiat.

Um porta-voz do grupo e uma fonte interna confirmaram essa declaração à Automotive News Europe. De acordo com a reportagem, até 150 mil carros elétricos acessíveis da Leapmotor poderiam ser produzidos para o mercado europeu em Mirafiori a partir de 2026 ou 2027. A principal fábrica da Fiat, no distrito de Mirafiori, em Turim, foi construída em 1937.

Na década de 1950, os bem-sucedidos modelos Fiat 500 e 600 saíram da linha de produção, seguidos pelos carros compactos Panda, Uno e Punto. A Maserati Levante é produzido na fábrica da Fiat desde 2016 e o 500e desde 2020. Contudo, apenas 9 mil unidades do Levante foram desenvolvidas em 2023, em comparação com cerca de 77 mil unidades do Fiat 500e.

Veja Também:  Os Melhores Modelos de Carros Elétricos no Mercado Atualmente

Isso deve significar que a fábrica está utilizando quase a sua capacidade total, visto que, de acordo com dados de 2020, a planta tem uma capacidade de 80 mil unidades por ano. Contudo, a produção do 500 elétrico será encerrada no final de 2026 e será necessária uma substituição para garantir o aproveitamento dessa capacidade.

Primeiros elétricos fabricados na fábrica da Fiat

A ideia de Tavares é que essa capacidade liberada da fábrica da Fiat seja usada para carros elétricos da Leapmotor. A Stellantis detém uma participação de aproximadamente 20% na Leapmotor desde o último ano. As duas empresas fundaram uma joint venture na Holanda que se chama Leapmotor International.

A joint venture será responsável pela exportação, venda e produção de carros elétricos da marca fora da China. O objetivo é vender pelo menos 500 mil carros por ano a partir de 2030. Aparentemente, o primeiro modelo será o SUV de tamanho médio C10, que conta com 4,73 metros de comprimento.

Contudo, a empresa também possui o subcompacto T03 na linha, que já está sendo comercializado na França. Com um comprimento de 3,62 metros, um motor de 70 kW e uma autonomia de 280 km WLTP, o modelo conta com especificações parecidas com às do Fiat 500e.

Stellantis fecha parceria com outra empresa chinesa

O Fiat 500e não tem como base uma plataforma da Stellantis, entretanto, é um modelo bem-sucedido. Desta forma, aparentemente, ele será produzido até 2026. Após isso, as capacidades de produção em Turim podem ser utilizadas para carros elétricos baratos da Leapmotor.

Veja Também:  Carros elétricos à venda no Brasil – Autonomia, Manutenção e Tecnologias disponíveis

Entre eles está o T03, que talvez possa até mesmo substituir o 500. Até 150 mil unidades devem ser produzidas por ano, isso provavelmente sobrecarregaria Mirafiori, entretanto, ainda seria possível encontrar outra fábrica subutilizada.

Vale mencionar que em novembro o grupo anunciou a assinatura de uma ampla joint venture preliminar com a gigante chinesa de baterias CATL. Um dos motivos é evitar a forte concorrência das grandes montadoras da China.

O plano envolve a compra e o desenvolvimento de baterias LFP para os veículos elétricos de pequeno e médio porte da empresa na Europa. Como parte do acordo de longo prazo, o grupo também planeja construir uma giga fábrica na Europa para produzir baterias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui